-
@ above
2025-05-09 23:51:07Outro indício de que as relações entre Celtas e Ibéros não foi unilateral é a existência em solo Irlandês da planta Erica mackaiana, conhecida como Urze Galego ou Asturiano
Esta é uma espécie de urze encontrada exclusivamente nas costas da Galiza, Irlanda, Astúrias e Cantábria. Estas plantas estão sempre localizadas a menos de 10 km das margens, na proximidade de povoações costeiras da Idade do Ferro.
Não são nativas da Irlanda. Há indícios que sugerem que muitas espécies da fauna hiberno-lusitana chegaram à Irlanda devido a uma intensa actividade comercial exclusivamente marítima. Por exemplo, a Erica erigena, originalmente nativa da Gália e da Hispânia, é teoricamente considerada como tendo sido transplantada para solo irlandês através do comércio de vinho galaico.
Os indícios de contrabando de E. mackiana incluem o facto de serem encontradas apenas em portos que levam a rotas interiores e em baías isoladas. O local com a maior concentração desta espécie é o Pântano de Roundstone, situado entre duas enseadas isoladas, atravessado por uma antiga estrada de Connemara, uma área com uma longa história de contrabando. Em Kerry, há uma estrada conhecida como Trilho dos Contrabandistas, que foi a principal área de distribuição desta espécie.