![](/static/nostr-icon-purple-64x64.png)
@ g1 (RSS Feed)
2025-02-13 08:30:25
Vítima de uso de PMMA diz que boca inchou do dia para noite: 'Parecia que ia explodir'
https://s2-g1.glbimg.com/IrE4QPzwt3xGtlr1j7IeD6lhi7k=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/m/XO8KZDSaOQ3xoaWC6xaw/captura-de-tela-2025-02-12-142409.png
Mariana achou que o procedimento estético, realizado na cidade de Matão (SP), foi feito com ácido hialurônico, muito usado para dar volume a determinadas áreas do corpo e suavizar linhas de expressão. PMMA: vítimas relatam recuperação dramática e luta por justiça
A influenciadora digital Mariana Michelini se tornou uma vítima do uso de Polimetilmetacrilato, também chamado de PMMA, durante uma harmonização facial. A substância plástica, que o corpo humano não absorve, foi usada pela dentista Damaris Grace de Jesus, em dezembro de 2020, na paciente.
Mariana havia achado que o procedimento estético, realizado na cidade de Matão (SP), foi feito com ácido hialurônico – muito usado para dar volume a determinadas áreas do corpo e suavizar linhas de expressão.
Mas, como ela estava sentindo muita dor e inchaço, buscou ajuda médica. "Acordei totalmente com a boca inchada, com o queixo inchado, desesperada [...] parecia que ia explodir a minha boca."
"Cheguei lá (no médico) falando: doutor, é o ácido hialurônico. Então, a primeira coisa a se fazer é usar uma enzima para degradar essa substância. Ele injetou uma ampola inteira da enzima e nada aconteceu [..] ", dise Mariana. E foi assim que o médico descobriu que havia sido usado o PMMA.
"Eu entrei em desespero, eu achei que eu fosse morrer", disse a influencer.
Influenciadora digital Mariana Michelini
Fantástico
Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Polimetilmetacrilato é um produto não absorvível que causa lesões crônicas, inflamatórias, e o pior: leva a lesão para o rim. Esse produto, quando é administrado, independente de quem administre, ele é difícil de ser removido, causando sequelas irreversíveis.
A Anvisa só autoriza o uso do produto para médicos e dentistas, em duas situações:
No preenchimento do rosto e do corpo;
e na correção de deformidades no rosto no pós-tratamento de pessoas que foram infectadas com o vírus HIV.
E no final de janeiro, o Conselho Federal de Medicina pediu à Anvisa a proibição da venda e uso do PMMA no Brasil.
A influenciadora digital realizou diversas cirurgias para tentar recuperar o rosto. Além disso, a defesa da dentista, que aplicou a substância, informou que um processo foi aberto por Mariana contra Damaris.
Veja a reportagem completa abaixo:
Danos do PMMA
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/02/13/vitima-de-uso-de-pmma-diz-que-boca-inchou-do-dia-para-noite-parecia-que-ia-explodir.ghtml