-

@ Leitura Aleatória 2.0
2025-02-23 19:21:48
A liberdade de expressão e a descentralização do poder estão intimamente ligadas ao avanço do pensamento humano e à construção de uma sociedade mais justa e consciente. A evolução da compreensão sobre o certo e o errado surge da comunicação, da observação empírica e da análise das consequências de ações passadas.
Para que haja uma aproximação real com a verdade e uma relação equilibrada entre a razão da vida e o convívio com o poder, é essencial garantir a liberdade de expressão. Somente por meio do livre debate de ideias é possível avaliar as diversas perspectivas, identificar erros e aprender com eles.
Embora a maioria das pessoas busque o aprendizado e a compreensão do que é correto, o apego cego a uma ideia evidentemente equivocada pode fazer com que percam o real propósito da busca pela verdade. Em vez de refletirem criticamente, muitos acabam apenas defendendo um erro pelo simples fato de se identificarem com ele.
Esse é um dos motivos pelos quais a censura tem se tornado uma ferramenta tão temida e contestada. Ilude-se quem acredita que a censura existe apenas para combater crimes e golpes. Na realidade, quanto maior a censura, mais favorecidos são aqueles que desejam ocultar informações, tornando ainda mais difícil a identificação e o combate a abusos.
Nos países livres, onde a liberdade de expressão é respeitada, há maior autonomia nas decisões políticas e um engajamento mais ativo da população. A participação cidadã fortalece o controle do povo sobre as influências que moldam o convívio social, garantindo que o poder não fique concentrado nas mãos de poucos, mas distribuído de forma mais democrática e justa.