-
@ ok3e
2025-05-14 10:47:44A origem do Dia das Mães
Anna Jarvis (1864-1948 Virgínia Ocidental), uma ativista americana, fundou o Dia das Mães nos Estados Unidos há mais de um século, escolhendo o segundo domingo de maio para tal celebração; mesma data que é comemorada até hoje em muitos países do mundo.
Ela nasceu durante a Guerra Civil, e viu sua mãe, Ann Reeves Jarvis, trabalhar na organização de Clubes de Trabalho Materno para cuidar de soldados de ambos os lados da guerra, a fim de diminuir as diferenças entre as mães do Norte e do Sul.
Em 1910, o Dia das Mães tornou-se feriado estadual na Virgínia Ocidental (EUA) e, em 1914, foi declarado feriado nacional pelo presidente Woodrow Wilson.
Segundo historiadores, Anna imaginava o feriado como um retorno ao lar, um dia para homenagear a sua mãe, a única mulher que dedicou sua vida à Anna. Ela escolheu o segundo domingo de maio porque seria sempre próximo de 9 de maio, o dia da morte de sua mãe, que faleceu em 1905.
E por que Anna Jarvis passou a odiar a data?
Acontece que a data começou a ter um apelo comercial, e Anna nunca quis que o dia se tornasse comercial, mas sim, só uma celebração às figuras maternas. Então ela acabou se opondo à comercialização e popularização do feriado.
Com o feriado, as indústrias floral, de cartões comemorativos e de doces começaram a ficar gananciosas para vender os seus produtos e subiram os preços nesta data, a fim de lucrarem mais.
Para Anna, "estavam comercializando o seu Dia das Mães". Para um jornal da época, ela comentou: "O que vocês farão para afugentar charlatões, bandidos, piratas, mafiosos, sequestradores e outros cupins que, com sua ganância, minam um dos movimentos e celebrações mais nobres e verdadeiros?".
Ela se irritava com qualquer organização que usasse seu dia para qualquer coisa que não fosse seu propósito original e sentimental, dizem historiadores. Em 1920, ela já incentivava as pessoas a não comprarem flores, por exemplo.
Além disso, instituições de caridade usavam o feriado para arrecadar fundos com a intenção de ajudar mães pobres; porém, como contam, elas não estavam usando o dinheiro para mães pobres, como alegavam.
Anna reivindicou os direitos autorais da frase "Segundo domingo de maio, Dia das Mães" ("Second Sunday in May, Mother's Day") e passou a vida lutando contra a comercialização da data. Um dos seus últimos atos foi ir de porta em porta na Filadélfia (EUA) pedindo assinaturas para apoiar a revogação do Dia das Mães.
Anna Jarvis nunca se casou e nem teve filhos, dedicando sua vida principalmente à causa do Dia das Mães. Ela faleceu em West Chester, na Pensilvânia (EUA), no dia 24 de novembro de 1948, aos 84 anos, devido a uma insuficiência cardíaca.
Fontes
- https://www.bbc.com/news/stories-52589173
- https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/historia-hoje/dia-das-maes-por-que-mulher-que-criou-o-feriado-passou-odiar-data.phtml
- https://www.tempo.com/noticias/actualidade/dia-das-maes-por-que-a-mulher-que-inventou-a-data-se-arrependeu-de-te-la-criado.html