-

@ Calango Voador
2025-04-17 03:18:21
Não dá pra aplicar a mesma lógica pra Monero porque não é conectado ao Bitcoin, o token não é um M-BTC (Monero BTC) ou só BTC de fato. É outro token diferente, com um valor de mercado diferente, emissão diferente, aliás, emissão própria e não baseado em um valor já existente na rede BTC. Uso Lightning e Liquid porque:
- Mesmo Lightning sendo mais recente, ainda tem uma privacidade ótima, taxas baixíssimas e é excelente pra micro pagamentos e o melhor, é BTC
- Liquid não é tão privado quanto Monero. Mas ainda é BTC. Ainda tem uma transação na primeira camada bloqueada que assegura que eu posso resgatar aquele valor a hora que eu quiser. O mesmo vale para Lightning
São camadas secundárias com foco em privacidade e baixo custo e que **o token base é Bitcoin**. Não em stricto sensu, mas em lato sensu o é. Não tente criar falsas contradições onde não existe. Não está tudo bem se o Liquid for o seu próprio token. Porque não o é. O token é Bitcoin. Novamente, em lato sensu, mas ainda é Bitcoin. Como na Lightning.
Seria contradição realmente se eu defendesse o uso de Bitcoin somente em stricto sensu e usasse segundas camadas. Mas não é isso que foi dito. Quando há uma aparente contradição entre textos tão recentes, não se presume que o autor se contradisse. Mas tenta-se entender qual a mensagem em geral que o mesmo quis passar. Se tem esse tipo de pensamento crítico com qualquer autor de qualquer obra. Por que não fazer o mesmo aqui?
Novamente, sobre a retrocompatibilidade. Há um nível que pra mim é aceitável e outro que não é. Ter problemas com retrocompatibilidade constantemente é de fato um problema. Isso não ocorre na Liquid. Só me lembro de um único hard fork que realmente quebrou a compatibilidade e foi muito bem planejado. Se torna um pouco mais aceitável em raros casos por ser uma segunda camada. Na Monero esse caos ocorre em primeira camada! **Isso é inaceitável** para mim ao menos.
No demais, com todo o respeito, mas gostaria que não criasse falsas contradições e não pusesse palavras na minha boca as quais não fiz uso e nem sequer é plausível de tal interpretação. É até ridículo ter que forçar a entender algo que claramente não é o que foi dito.