-
@ Jeferson Silva
2025-04-14 20:01:29Ter um segundo sistema de mensagens é importante para uso com a família ou grupo de amigos, especialmente naqueles casos em que o WhatsApp é invadido para aplicar golpes nos seus contatos ou, ainda, por conta de bloqueios judiciais que alguns governantes consideram necessários impor. Nesses casos — entre outros possíveis problemas — possuir um segundo sistema de mensagens pode garantir a continuidade da comunicação com seus amigos ou familiares.
Como sistemas de mensagem alternativos, os aplicativos Mixin, Session e Simplex se destacam, cada um com funcionalidades bem distintas. Um fator importante é o grau de dificuldade para usuários com pouca ou nenhuma familiaridade na configuração de aplicativos. Nesse sentido, a escolha do aplicativo deve levar em conta o perfil das pessoas que irão usá-lo.
O aplicativo mais fácil de operar para quem já usa WhatsApp é, sem dúvidas, o Mixin Messenger. Ele permite o cadastro com o número do celular, em uma lógica muito semelhante ao WhatsApp. Para os mais exigentes em relação à privacidade, é possível criar uma conta sem uso de e-mails ou número de telefone. Assim, atende tanto ao usuário acostumado ao WhatsApp quanto àquele que prefere algo com menor vínculo de identificação, ao eliminar dados de contato.
Já o Session oferece a criação de contas totalmente desvinculadas de qualquer dado pessoal, sem necessidade de e-mail ou número de telefone. No entanto, ao criar uma conta, é gerado um ID totalmente aleatório e uma seed (13 palavras) que serve como senha. Se você perder essa seed, perderá o acesso à conta. Essa forma de cadastro garante total privacidade, mas exige cuidado por parte do usuário em armazenar bem a seed. É ideal para grupos com alguma familiaridade no uso de palavras-chave. Usuários acostumados a recuperar senhas com frequência geralmente não dão a devida importância à segurança dessas seeds.
O Simplex é o que há de mais radical em termos de privacidade até o momento — mas é importante lembrar que mais privacidade também significa mais complexidade. A alta privacidade exige uma combinação equilibrada entre comportamento e tecnologia, algo mais comum entre usuários com perfil técnico. Nesse sentido, o Simplex geralmente é utilizado por grupos com algum conhecimento tecnológico e hábitos de segurança digital. Ele permite, por exemplo, que o próprio usuário hospede seu relay na rede Onion, em um Raspberry Pi ou outro tipo de computador.
Uma característica que torna o Simplex tão radical é o fato de não gerar um ID fixo nem utilizar servidores convencionais para trafegar mensagens, além de não coletar metadados. No entanto, isso pode representar dificuldades para usuários sem experiência com tecnologias de comunicação.
Basicamente, se você pretende usar um aplicativo de mensagens alternativo com um grupo inexperiente, o Mixin pode ser a melhor escolha. Já se os familiares e amigos têm mais desenvoltura com tecnologia, o Session pode ser uma excelente alternativa. O Simplex, por outro lado, pode gerar dor de cabeça para grupos inexperientes, dada sua complexidade de uso. No Simplex não há recuperação automatizada de conta com arquivos na nuvem ou qualquer recurso semelhante — é necessário o hábito de realizar backups manuais com alguma frequência. A configuração inicial também pode gerar confusão para usuários não técnicos. Por isso, o Simplex é uma boa escolha apenas para grupos com alguma desenvoltura tecnológica. Para pessoas experientes, ele oferece total personalização e privacidade.
Em termos de segurança, todos os três aplicativos oferecem privacidade e resistência à censura, não são atraentes para golpistas e são difíceis de bloquear. Isso é importante se você está buscando um sistema de mensagens alternativo justamente para manter a comunicação ativa em caso de problemas com seu mensageiro principal. Mas não se esqueça de considerar qual é o perfil dos usuários do seu grupo de contatos.