-
@ 0xbitcoiner
2023-09-21 18:37:14Nas blockchains PoW o consenso é alcançado por meio de prova de trabalho computacional e o objetivo principal é evitar que atores mal intencionados consumam ou ataquem a rede de forma perigosa. Este método de consenso requer um grande poder computacional para criar novos blocos, mas é muito simples, por parte de outros, verificar esse trabalho. Por isso se diz que PoW é uma estratégia assimétrica.
Nas blockchains PoS o objetivo é o mesmo, criar blocos e chegar a um consenso, mas nas PoS não é necessário um poder de processamento tão grande como nas PoW. Em média as PoS gastam menos de 1% da energia das PoW. Nas PoS os mineradores são chamados de validadores. Enquanto que nas PoW quem fica com a recompensa é quem resolve primeiro a charada matemática, nas PoS o validador que vai ganhar a recompensa é escolhido de forma aleatória, mas dando maior probabilidade aos que respeitem determinados critérios. A comunidade bitcoin é muito relutante em relação a PoS porque é mais fácil conseguir uma grande quantidade da moeda em causa do que mais que 51% de poder processamento. Logo as PoS são mais vulneráveis no que toca a segurança. Mas aqui cada caso é um caso e é preciso fazer essa análise para cada moeda.
As blockchains PoW tendem a ser mais descentralizadas enquanto as PoS mais centralizadas, não só em acesso, mas também em operação. Mais de metade dos validadores de ethereum estão na cloud da amazon. As blockchains PoW apresentam grandes desafios na escalabilidade de operação, muitas vezes exigindo soluções de segunda camada (L2), enquanto que as PoS possuem mecanismos de escalabilidade muito mais flexíveis. Os algoritmos PoW são muito mais simples de implementar do que os PoS e, portanto, menos suscetíveis a erros. Um bom exemplo é o PoS da ethereum que estava a ser implementado desde 2018.