Receita Federal apreende mais de 300 canetas de Mounjaro no Aeroporto de Fortaleza
A
Receita Federal apreendeu 357 unidades de medicamentos para emagrecimento no Aeroporto de Fortaleza. Do total, 337 unidades eram de Mounjaro. A operação ocorreu na última quinta-feira, 10, depois de dois passageiros desembarcarem em voos internacionais distintos, transportando os medicamentos irregularmente.
Um dos passageiros, um homem, foi flagrado com 60 canetas de Mounjaro escondidas em suas vestimentas. Outra passageira teve a bagagem revistada, o que resultou na descoberta de 277 canetas de Mounjaro e 20 unidades de retatrutida. Esta última substância é conhecida por ativar peptídeos intestinais, o que pode levar à redução da massa corporal e perda de peso.
+ Leia mais notícias do
Brasil em Oeste
O Mounjaro, desenvolvido para tratar o diabetes tipo 2, também demonstrou eficácia na redução de peso em ensaios clínicos, competindo com o Ozempic. A farmacêutica Eli Lilly informou que o Mounjaro estará disponível para venda no Brasil a partir de 7 de junho. Até 2024, o custo de importação do medicamento excedia R$ 5 mil por tubo.
Anvisa libera Mounjaro
A Anvisa aprovou o medicamento para uso combinado com dieta e exercícios, com o objetivo de melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2. Contudo, a regulamentação permite a importação apenas por pessoas físicas, mediante receita médica. A importação por empresas e a venda no mercado brasileiro permanecem proibidas.
Em janeiro, a Receita Federal já havia apreendido 176 canetas de Mounjaro no https://revistaoeste.com/tag/fortaleza/
. Elas estavam escondidas em materiais de pesca e foram transportadas por um passageiro vindo de Miami. Em março, cem canetas foram confiscadas de um passageiro que chegou de Paris a Vitória da Conquista, na Bahia.
https://www.youtube.com/watch?v=n59L5hVwsFM
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-251/a-nova-industria-do-emagrecimento/
, reportagem de Amanda Sampaio publicada na Edição 251 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/receita-federal-apreende-mais-de-300-canetas-de-mounjaro-no-aeroporto-de-fortaleza/
.
https://revistaoeste.com/brasil/receita-federal-apreende-mais-de-300-canetas-de-mounjaro-no-aeroporto-de-fortaleza/