-

@ Pedro Martins
2025-04-26 18:54:02
A IA não vai se tornar malvada e nem destruir a sociedade. Ela também não te substituir no seu emprego. A realidade é: algo maior do que a Revolução Industrial está prestes a acontecer, mas TODOS os alarmistas estão errados.
Esse é o meu argumento do porquê:
https://blossom.primal.net/3286e38bded0ecf37e01388c4a7bbce5fd785ce4b4a184fff2a4be9026905080.png
1 - A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil (e não um ser). Imagine que pintores de casas inventassem um pincel que lhes permita pintar a mesma casa cinco vezes mais rápido que antes. Se você pudesse chutar, diria que a renda desses pintores iria aumentar ou diminuir? E o preço para pintar uma casa, iria aumentar ou diminuir? E o mercado da pintura de casas?
Ferramentas mais úteis - como software, computadores, Excel, internet, eletricidade, entre outras - melhoram a vida das pessoas. No caso do pincel mágico, o povo pobre poderia ter acesso a casas bem pintadas ao invés de paredes de reboco por causa delas e muito mais pintores ganhariam muito mais por conta disso. Embora não seja intuitivo, mais humanos em existência, mesmo com inteligência inferior à sua, podem ameaçar sua capacidade de ganhar dinheiro e uma IA super inteligente não.
2 - A Inteligência Artificial substitui funções, não pessoas. Prevejo que, nos próximos dez anos, a demanda por devs será de dez a cem vezes maior que hoje. A IA é uma ferramenta. Engenheiros de software hoje conseguem produzir cinco vezes mais software do que antes. Alguém capaz de gerar todo esse valor a mais iria ganhar menos?
Entenda: um especialista, focado 12h por dia, trabalhando de forma intensa, criativa e eficiente, usando a melhor IA do mundo no melhor setup do mundo, sempre* produzirá mais valor do que uma IA não supervisionada. Se você ficar desempregado por causa de uma IA, a culpa é sua. Sim, o trabalho mudará e, na maioria dos casos, deixará de ter barreiras tão estritamente técnicas ou operacionais e a produtividade passará a depender cada vez mais de vontade e criatividade.
3 - A consciência é a eterna vantagem competitiva humana. Até que se prove o contrário (o que é impossível), a IA não possui consciência. Tudo não passa de um software que processa dados: recebe um input e devolve um output. Não há argumento lógico de que esse sistema, tão similar a outros programas de computador e tão diferente do funcionamento do cérebro animal, tenha CONSCIÊNCIA.
Qual caso é mais provável: que esse software, cuja função é produzir texto semelhante à fala humana, tenha consciência, ou que humanos, ao lerem o texto feito para soar humano, estejam antropomorfizando essa tecnologia?