-

@ Saiho Keto
2025-04-22 06:32:52
Entendi seu facínio pelo Session, mas quanto a anonimidade, começamos pelo cadastro.
Session: Utiliza uma chave mnemônica de 13 palavras para criação de um ID, sem KYC.
Signal: Utiliza seu número de telefone para criação de um ID, com KYC.
Telegram: Utiliza seu número de telefone e email para criação de um ID, com KYC.
SimpleX: Não utiliza nenhum método de registro ou identificação, seus perfis são criados aleatóriamente e quantos quiser, sem KYC.
Outro ponto que percebi, é que usou uma IA para fazer o texto, não há nada de errado nisso, mas parece que deixou passar a parte de revisão do texto e agora ele contém algumas contradições como; dizer que o SimpleX é centralizado e coleta metadados, dizer que o Signal é centralizado, e depois afirmar o contrário.
O Signal possui ainda algumas aberturas como a de ser possível identificar com quem estou falando e a que horas, mas nada sobre o assunto. Também já houve um vazamento de dados de um dos servidores do Signal.
Foi descoberto recentemente sobre uma vulnerabilidade no SimpleX, onde é possível identificar o IP daqueles que receberam uma mídia, mesmo que sequer tenham baixado.
Quanto ao Session, eu não tive tanta afinidade pra seguir alguma comunidade, por isso desconheço qualquer vulnerabilidade da qual poderia dizer com propriedade.
Então o resumo:
O Session é o app mensageiro de mais alta criptografia dentre eles, não possui KYC, diferente de Telegram e Signal, mas ainda detém um ID, diferente do SimpleX.
Então o Session se torna o app mais seguro em termos de criptografia, mas ainda perde em anonimidade para o SimpleX pelo fato de existir identificadores. Ambos são privados.