-

@ terzi
2025-05-22 15:49:50
Confiança não é uma decisão binária. Confiança é algo indubitavelmente subjetivo. Alguém, por exemplo, pode achar-lhe "não confiável" e, pior ainda, fazer com que muitos outros usuários também o achem "não confiável" apenas tendo como base a influência que ele tiver dentro do ecossistema.
A maioria se deixa influenciar facilmente. Vemos isso com bastante frequência nas pesquisas eleitorais do tipo Ibope em eleições. O candidato que está à frente tende sempre a disparar, ainda que tenha menos tempo na TV.
Um WoT score minimamente confiável deve ter como base dados estatísticos descentralizados, jamais opinião popular centralizada no próprio julgamento humano que, por natureza, já é carregado de viés ideológico.
Quer ver algo interessante?
1 - Você me disse: "Não tenho ranço, apenas marquei sua nsec como não confiável (...) [porque] você já tem uma baixa reputação"
Enfim, seguiu a manada. É exatamente isso o que estou falando!
2 - Você igualmente afirmou: "você já tem uma baixa reputação pelas trollagens e os abusos que fez no passado..."
Ué!? Mas eu e a nostr:npub1z4nzyadcrntudneax24k679ut5u9ezhmyrsd78zavt79ydyjd9qspap5ff não éramos a mesma pessoa? Alguém andou afirmando isso por aí e muitos acreditaram. Então eu trollava a mim mesmo? (risos altos).
Enfim, usem estatística, pessoal, trabalhem com dados! Falar até papagaio fala. Aliás, eu posso até adestrar o meu a chamá-lo de "não confiável".
Por favor, crianças, estudem. Estatística é como psicologia, matéria que se aprende no primeiro período da faculdade.
Não acreditem em pessoas, acreditem em números, acreditem em dados analíticos descentralizados e imparciais, sem julgamento de valores.
Por fim, quando você diz: "não alimente os trolls". Isso é mais uma tática para desqualificar o debatedor. Muitos acreditarão piamente que eu sou um troll baseado em sua fala e lhe darão apoio por isso, desconsiderando o lado acadêmico que lhes trago.
Estratégia barata. Caia quem quiser...
O último a sair apague a luz e feche o ralo por causa do forte odor dos ratos. Vou trabalhar que eu ganho mais...